Horário de Atendimento: Segunda a Sexta 08:00 às 12:00 e 14:00 às 22:00. Sábado: 08:00 às 12:00.
Rua 16 norte, lote 02, loja 05, Edifício Marcia Muniz, Águas Claras - Brasília / DF (61) 3046-1890 / 98106-5501

Cursos

Anandah

Meditação

Meditação

Não dá para negar que estamos vivendo em um mundo cada dia mais acelerado, com avanços da tecnologia e as necessidades do mercado de trabalho moderno. A  cada dia, temos profissionais mais estafados, nervosos, deprimidos, ansiosos e estressados. A Psiquiatria, a Psicologia e outras áreas da saúde passaram a estudar com mais afinco e descobrir ainda mais sobre os comportamentos da mente humana. Novas doenças começaram a ser diagnosticadas com frequência nos consultórios, como é o caso da Síndrome do Pânico, a Depressão e também a Síndrome de Burnout.

Como identificar o stress?

Os sintomas típicos de estresse incluem taquicardia, cansaço frequente, insônia, dificuldade em respirar, dores de cabeça e de estômago, irritabilidade e mau humor, insatisfação, baixa produtividade e faltas no trabalho. Quem já sofreu algum quadro clínico associado a estes sintomas sabe como é difícil se livrar deles. Combatê-lo é importante para a sua saúde física e emocional, e também para os seus relacionamentos pessoais e profissionais.

A gestão do estresse começa com a identificação das fontes de estresse na sua vida. Fazer um diário de registro do estresse pode ajudá-lo a identificá-los, assim como a maneira como você lida com eles.

Reflita e pense: as estratégias utilizadas para lidar com os fatores estressantes estão sendo saudáveis ou prejudiciais?

Se os métodos empregados para lidar com o estresse não estão contribuindo para melhorar a sua saúde física e emocional, é hora de encontrar outras formas que sejam mais saudáveis. Ignorar o estresse não é a melhor opção. Por isso, encare a realidade de frente e trace um plano para mudar a sua vida. No entanto, tendo em vista que a resposta à situação estressante é individual e única, não existe apenas um método que sirva para todos ou para qualquer situação, por isso você deverá experimentar diferentes técnicas e estratégias para perceber a que melhor se ajusta a você.

Uma técnica que pode te ajudar muito é a Meditação!

Pesquisas e ensaios clínicos mostraram os seguintes resultados no uso regular de meditações:

  • Redução do estresse, da ansiedade e da síndrome de pânico.
  • Fortalecimento do sistema imunológico.
  • Colaboração para o Autoconhecimento.
  • Redução dos sintomas relacionados à depressão.
  • Melhoria na qualidade do sono.
  • Aumento da atenção e memória.
  • Equilíbrio o sistema nervoso.
  • Ajuda a prevenir doenças cardíacas.
  • Melhoria na autoestima

Conheça a seguir as técnicas utilizadas nas aulas de Meditação do Instituto Anandah.

1 – Meditação para crianças ou viagem de fantasias

Uma pequena pausa na rotina. Talvez seja apenas isso que seu filho precisa para ter mais tranquilidade e qualidade de vida. Em um mundo tão agitado, conectado e repleto de estímulos por todos os lados, apreciar um momento de paz e silencio parece impensável para algumas pessoas – embora seja muito necessário e bem-vindo.

A meditação, prática milenar surgida na Ásia, consiste justamente nisso: de maneira simplificada, o objetivo é repousar o corpo e aquietar a mente para alcançar o relaxamento. Parece ótimo, não é?

A boa notícia é que as crianças podem se beneficiar desse momento tanto quanto os adultos.

É comum ouvir os adultos dizerem que crianças não têm preocupações, responsabilidades nem obrigações, e que a vida delas é perfeita. No entanto, se pararmos para refletir, isto não é verdade. Questões como o bullying, os problemas familiares, o estresse causado pelo excesso de atividades, o uso excessivo de eletrônicos e a cobrança por resultados na escola estão criando crianças tristes e ansiosas, com problemas de atenção, concentração e foco e comportamento.

Quando incorporada à rotina e praticada de maneira regular, a meditação traz uma porção de benefícios à criança, tais como:

  • combate ao estresse,
  • alivia a ansiedade,
  • melhorar o sono,
  • reduz a agressividade,
  • relaxa física e mentalmente,
  • melhora a concentração,
  • minimiza os sintomas de TDAH e
  • ajuda a lidar com sentimentos como frustração, medo e raiva.

Muitos são os benefícios, mas um dos maiores é ajudar as crianças a entrar em contato com elas mesmas. Isso pode ser a chave para uma mudança importante na forma de criarmos nossos filhos, pensando, acima de tudo, no bem estar deles e não somente em resultados.

No vídeo abaixo você poderá ver um pouco de como funciona a meditação para crianças e quais os seus benefícios

2 – Treinamento Autógeno – TA

 

O Treinamento Autógeno (TA) é um método de relaxamento concentrado desenvolvido por Johannes Heinrich Schultz em 1908-1912, na Alemanha (Schultz, 1969).  O objetivo do método é a tranquilidade interna e o autocontrole, propiciando ao praticante:

  • controle do estresse,
  • absorção de golpes afetivos inesperados,
  • melhoria dos rendimentos físicos e cognitivos,
  • melhoria da disposição e da resistência às fadigas física e intelectual.

O método é dominado através da prática diária de exercícios concentrados num período médio de três a quatro meses, sendo o indivíduo monitorado nos seus rendimentos e objetivos durante este tempo. O método pode ser administrado individualmente ou em pequenos grupos.

Quais são as principais indicações do TA?

  • Transtorno de ansiedade
  • Controle do stress
  • Melhoria de rendimentos físicos (em atletas)
  • Melhoria da aprendizagem
  • Desenvolve o foco em propósitos e metas
  • Auxilia na recuperação de dependentes químicos

 

Esta técnica tem sido utilizada com sucesso pelo Centro de Psicologia Aplicada do Exército  de Portugal – CPAE, para manter o equilíbrio mental de seus soldados.

 

Quer conhecer esta ferramenta para você aplicar no seu dia-a-dia?

 

Agende já uma aula experimental gratuita!

3 – Técnica de Relaxamento Progressivo de Jacobson – RMP

 

Dr. Edmund Jacobson inventou a técnica de relaxamento progressivo em 1929 como uma maneira de ajudar os pacientes a lidar com a ansiedade. Jacobson sentiu que relaxar os músculos pode relaxar a mente também.

Instruções gerais para a técnica de relaxamento progressivo de Jacobson (Relaxamento Muscular Progressivo – RMP) envolvem apertar um grupo muscular, mantendo o resto do corpo relaxado, e, em seguida, libertar a tensão.

Os profissionais que utilizam esta técnica muitas vezes combinam-na com exercícios de respiração ou imagens mentais. Um guia pode falar com você através do processo, começando na cabeça ou pés e trabalhando através do corpo.

 

Quais benefícios esta técnica promove para você?

  • Alivia a ansiedade
  • Reduz a pressão arterial
  • Reduz a possibilidade de convulsões em pessoas epilépticas
  • Melhora a qualidade do sono

Esta técnica também tem sido utilizada com sucesso pelo Centro de Psicologia Aplicada do Exército  de Portugal – CPAE, para manter o equilíbrio mental de seus soldados.

 

Quer conhecer esta ferramenta para você aplicar no seu dia-a-dia? 

Agende já uma aula experimental gratuita! 

 

4 – Meditação  Mindfullness

Quando você realiza tarefas comuns no dia a dia, como escovar os dentes, tomar banho ou arrumar a cama, sente que está focado somente naquilo? 100% ali naquele momento presente? Ou você sente que está fazendo as coisas em “piloto automático” e fica pensando no que tem que fazer, com a mente divagando? Não sei qual foi a sua resposta, mas o fato é que a maior parte das pessoas se identifica mais com o segundo caso, porque a nossa mente é cheia de distrações. Um exemplo clássico é quando você vai caminhando até o trabalho, pensando em tudo que precisa fazer, no que vai acontecer durante o dia, durante a semana e de repente já chegou. Aquela caminhada de 20 minutos parece que durou só 5.

Estamos constantemente preocupados com o futuro, lembrando do passado, divagando ou pensando em mil coisas e assim não estamos plenamente conscientes das coisas que estamos fazendo e do momento presente. A falta de consciência pode fazer com que você perca momentos importantes na sua vida, te levar a um estado de estresse e ansiedade e comprometer consideravelmente a sua produtividade.

Então, a Meditação Mindfulness pode ser uma solução para sair desse estado e viver uma vida mais consciente.

Mas o que é exatamente Mindfulness?

Mindfulness é um conjunto de técnicas práticas, possíveis e cientificamente comprovadas que te ajudam a focar no momento presente, sem deixar o passado ou o futuro te afetarem, tornando sua mente mais desperta e saudável, sendo sua aliada. O objetivo do Mindfulness é sair desse estado de falta de consciência e viver uma vida consciente do momento presente, dos seus sentimentos e sensações.

O Monge Thich Nath Hanh levou essa técnica para Europa em 1967. Entre os adeptos do Mindfulness estão Gisele Bündchen, Oprah Winfrey, Richard Branson (mega empresário e fundador do grupo Virgin), Jack Dorsey (co-fundador do Twitter), Warren Buffet (investidor e filantropo americano – um dos homens mais ricos do mundo) e grandes empresários de sucesso.

Como o Mindfulness pode te ajudar?

  • Aumentando a empatia e paciência
  • Promovendo o autocontrole de suas emoções
  • Melhorando sua produtividade no trabalho
  • Aumentando seu foco em suas metas pessoais e profissionais.

Quer experimentar esse estado de espírito?

Então agende uma aula experimental grátis!

4. Meditação de autocura (MAC)

Enquanto a meditação tradicional trabalha com nossa mente, a consciência, a maior parte da MAC trabalha com nossa mente subconsciente. Nossa mente subconsciente pode receber, processar e armazenar até 80.000 informações por segundo, 10.000 vezes mais rápidas (e mais inteligentes) do que nossa mente consciente, na qual nos concentramos tanto. O subconsciente controla cerca de 99%, não apenas as funções do nosso organismo, mas também a execução de nossas ações. Pensamos em média 60.000 a 80.000 pensamentos por dia. Processamos cerca de 11 milhões de bits por segundo, dos quais 99,9% estão inconscientes, o que significa que apenas 0,1% está ciente disso. De acordo com um estudo do American Science Institute, dos 65.000 pensamentos médios por dia, cerca de 80% são exatamente os mesmos pensamentos que tivemos no dia anterior.

A MAC e uma meditação guiada que integra elementos como: música, aromaterapia, cromoterapia, terapia de pedras e cristais. Na meditação de autocura MAC, trabalhamos com tópicos específicos como doenças e saúde, energia universal, herança energética, níveis corporais, água, sal e muito mais. Temos mais de 40 tópicos. O objetivo é a sensibilização na vida cotidiana para esses tópicos. Perceber conscientemente esses elementos temáticos em nossa vida e, assim, mudar positivamente nossa percepção, nossa consciência, nossa atitude, nosso comportamento e, portanto, nós mesmos.

Como pessoas normais, não temos tempo para meditar, como monges, por horas, meses ou anos. Na MAC, aprenderemos, através da conscientização, a integrar técnicas de meditação em nossas vidas diárias, que podem ser no chuveiro, no elevador, na parada do supermercado, na fila, etc.

Não apenas no nível físico e no nível energético sutil, mas também no nível mental, é um processo de modificação desencadeado pelo MAC, que leva a mudanças comportamentais. Lembrem-se que todas as nossas ações fazem parte de uma cadeia de causas e efeitos:

  1. A mente experimenta estresse e sofrimento.
  2. Estresse e sofrimento são o resultado da maneira como a mente molda suas experiências por meio de ações motivadas pela ignorância.
  3. Essa ignorância pode ser superada se nossa consciência abrir uma dimensão livre de estresse e sofrimento.
  4. Essa dimensão pode ser alcançada, apesar de sua incondicionalidade, treinando a mente em suas qualidades hábeis, como comportamento ético, concentração e discernimento.

Com o aumento da conscientização, as causas serão direcionadas em uma direção positiva. Com todo comportamento físico, verbal e mental, pensamos no que fazemos enquanto o fazemos. Observamos a motivação que leva às nossas ações. Ao mesmo tempo, pensamos e aprendemos a questionar nossas ações. Somente se conseguirmos criar felicidade, saúde, paz e amor para os outros, seremos felizes, de acordo com a lei do espelho universal, criamos saúde, paz e amor para nós. Ao fazer isso, estamos avançando em uma espiral ascendente.

Achou interessante?

Agende uma aula experimental grátis!

 

TABELA DE HORÁRIOS DO INSTITUTO ANANDAH – 2020
DIAS INÍCIO FINAL CATEGORIA
SEG 15:00 16:00 Meditação Infanto Juvenil
TER 13:30 14:30 Meditação de Cura
QUI 13:30 14:30 Relaxamento de Schultz
SEX 08:15 09:15 Meditação Mindfulness
SAB 09:45 10:45 Relaxamento de Schultz

 

Testemunhos

Veja o que nossas alunas estão falando sobre nossos cursos:

  • Quando procurei o Instituto Anandah eu estava com a minha autoestima baixa, tinha acabado de passar por uma crise em meu casamento. As aulas com a Anandah, me incentivaram, fui ganhando segurança e confiança, minha auto estima melhorou muito, me sinto a mais bela das mulheres. Hoje tenho a plena certeza de que não vou parar de dançar, quero me aperfeiçoar e se possível me tornar uma bailarina eficiente e profissional como a Anandah. Agradeço muito a ela, a Mel e ao instituto que me fizeram descobrir a mulher que estava adormecida dentro de mim.

    L. M.

  • A dança sempre foi algo fascinante na minha vida. Comecei com 8 anos no ballet clássico, porém, aos 16 tive que fazer uma escolha complicada: estudo ou dança? Estudo foi a opção. Depois de faculdade, filhos e mais de 40, conheci a dança do ventre. Não imaginei que seria tão maravilhoso voltar a dançar e logo essa modalidade! Me encontrei comigo mesma. Nessa idade a gente está no pico da produção profissional, dividindo o tempo entre casa, trabalho, filhos e estudo. E que tempo sobra para a gente? Pois é. A dança do ventre traz esse momento. Só 1 hora de aula te faz sair renovada e com vontade de mostrar a todos o quanto você é bonita e importante.

    C. B.

  • Do JB a AC todo sábado. Valendo à pena! Não aprendo apenas a técnica, mas a sua aula é um conjunto harmônico de dança, introspecção, auto-conhecimento. Admiro desde o alongamento inicial à reflexão final. Tem ballet, dança do ventre e yoga. Tudo junto e misturado com seu coração grande, generoso e humilde, acima de tudo, humilde e sincero, e essas qualidades são EXCEÇAO neste mundo.

    M. R.

  • Iniciei na dança do ventre com o único intuito de voltar a praticar alguma atividade física após o nascimento da minha filha.... Confesso que não foi a minha primeira escolha, visto que fiz ballet clássico por muitos anos, e tinha essa modalidade como parâmetro. Infelizmente este parâmetro me impôs um conceito equivocado quanto a dança do ventre, minha concepção era só requebrar o quadril, com o passar do tempo descobri um mundo novo com riquezas culturais e detalhes que me fascinaram. Meu corpo mudou, adquiri tônus muscular que almejava, sou mais feminina, alegre e disposta. As aulas do Instituto Anandah me proporcionam alegrias e companheirismo com as colegas de turma.

    J. S.

  • Quando conheci a Anandah fui tão bem tratada e tão bem valorizada por ela que até hoje não consigo desgrudar! Meu corpo mudou muito, antes não me importava com o que comia, depois que comecei a praticar a dança do ventre vi o quão importante é cuidar de nós mesmos, se sentir saudável e de bem consigo mesmo. Eu só tenho a agradecer a Mel, Anandah e as meninas da Cia Anandah por tudo.

    A. L.

  • Comecei a dança do ventre como uma atividade física, depois de muitas experiências frustadas com outras atividades que me faziam entrar em crise severa de coluna depois de duas cirurgias na lombar, sendo esta última para colocar próteses na mesma, além de um problema grave de síndrome do pânico causado por estresse no trabalho. Para minha surpresa, aos poucos fui destravando e o que era uma simples atividade física, transformou-se em amor por essa linda arte, que me fez mais feliz, realizada, autoestima vibrante e eu que tinha uma super dificuldade para relaxar, a dança me proporcionou também. Desde então, nunca mais voltei ao hospital para tratar crises com morfina, que era a única coisa que me fazia um pouco melhor. E para melhorar, um sonho de criança, tornou-se realidade. Hoje eu danço para mim e sou muito feliz por isso.

    K. D.

  • Passando para deixar meu mega agradecimento à Professora Anandah, por esses 3 meses de deliciosas horas de dança, mas acima de tudo de muito aprendizado. Nesse tempo, não tenho tido só a oportunidade de aprender algo que sempre amei, a dança do ventre (e hoje sei que também se apresenta com shimmies, camelos, oitos kkkkk), mas, antes de tudo, chances de me olhar com outros olhos, me valorizar mais, ter tempo para me ver e aparar arestas diariamente.

    G. A.


Agende sua aula experimental
Anandah

Agendamento e informações: (61) 3046-1890 / 98106-5501
Segunda a Sexta 08:00 às 12:00 e 14:00 às 22:00. Sábado: 08:00 às 12:00
Rua 16 norte, lote 02, loja 05, Edifício Marcia Muniz, Águas Claras - Brasília / DF